QUEM SOMOS

QUEM SOMOS

NOSSA HISTÓRIA

Em meados de 1993, alguns irmãos de Avaré, mais a cúpula da ARLS “Deus e Consciência”, se entenderam para a fundação da "ARLS ACÁCIA DE AVARÉ".

Os irmãos da Loja de Agudos não só concordaram com a ideia da fundação de nossa loja, como também se tornaram nossa loja mãe, contribuindo com a cessão da maioria dos Mestres necessários para a fundação legal da nossa Loja.

Neste particular cabe aqui um parêntese: em qualquer loja maçônica, seja ela de qualquer Potência, para se fundar uma loja são necessários, no mínimo sete Mestres Maçons, e, no caso de nossa atual Potência é que um deles tem de ser Mestre Instalado. Isto demonstra quão sábia é a maçonaria, pois a fundação não depende de um irmão só.

A potência a que filiamos inicialmente, por motivos óbvios foi o GRANDE ORIENTE PAULISTA, que era a mesma potência da loja mãe (e não poderia ser diferente), potência essa fundada em 1982, s.m.j, originária de cisão ocorrida entre GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO e o GRANDE ORIENTE DO BRASIL.

Naquela época, por ainda ser uma Potência jovem, era de grande interesse do Grão Mestrado a fundação de novas lojas no interior, o que disseminaria a nova Potência, como já estava acontecendo com a Loja de Agudos, que foi uma das fundadoras da Potência em São Paulo. 

No entanto, porém era necessário iniciar mais alguns irmãos aqui de Avaré para que a loja tivesse uma composição mínima. Dessa forma, foram iniciados os Irmãos José Roberto Pascon, Jair Libâneo de Medeiros, Aristides Porto Filho, Celso Aparecido Sanches, Benedito Theodoro de Barros, Gilberto Dias Soares, Nelson Toledo Leme, Pinduca, Adolpho Vaz de Lima, e que por motivos logísticos e burocráticos foram iniciados nas Lojas “Deus e Consciência” de Agudos e “Pedra Bonita” Oriente de Itaporanga, estes posteriormente também filiados na Loja Acácia; os que foram regularizados foram: João Souto Sampaio (foi iniciado na Nazareth na década de 70), Clóvis Omar Camargo Sampaio (placetado da Loja Nazareth), Odilon Franco de Arruda (foi um dos fundadores da Loja Estrela de Avaré nº 267) e Arnaldo Vieira dos Santos.

A nossa loja se tornou realidade em uma tarde de final de semana, na chácara de um irmão da “Deus e Consciência”, no Oriente de Agudos, ficando com data de fundação o dia 12 de dezembro de 1993, e como sede o antigo prédio da extinta FEPASA, localizado na Avenida Major Rangel, nº 2160, que nos foi feito uma concessão, a título precário por aquela autarquia.

Após ser montada a diretoria provisória, realizou-se eleição para a primeira administração da loja, cujo Venerável Mestre foi eleito o Poderoso Irmão Luiz Carlos Bergamo, de Agudos, que posteriormente foi nomeado como Delegado da nossa Região.

O prédio da Avenida Major Rangel foi reformado e adequado, contando com a ajuda das lojas de Avaré e região, empresários Avareenses e irmãos.

Em 18 de junho de 1994, deu-se a regularização/filiação de nossa loja junto ao Grande Oriente Paulista, em cerimônia ocorrida na Loja Deus e Consciência de Agudos. Com a filiação na potência nossa loja recebeu o número 188, e passamos a ser reconhecida como: ARLS ACÁCIA DE AVARÉ Nº 188.

Em 09 de julho de 1994 foi feita a sagração do nosso templo, pelo Soberano Grão Mestre José Mattos Silva e comitiva, mas sempre com o imprescindível auxílio dos irmãos da LOJA DEUS E CONSCIÊNCIA DE AGUDOS, e muitos irmãos de nosso oriente.

Em 11 de julho de 1994, realizou-se a primeira sessão ordinária em nosso Templo, já com a presença de vários irmãos de outras lojas da cidade, que se dispuseram oficialmente a nos ajudar na composição da loja e nas instruções. 

Foi então empossado a primeira administração com a presidência do irmão LUIZ CARLOS BÉRGAMO, de AGUDOS, que demonstrou grande carinho e apreço por nossa loja, não medindo esforços para cumprir seu papel de nosso líder. Ele se deslocava toda semana de Agudos para Avaré para nos encaminhar no caminho maçônico. Por muitas vezes vinha acompanhado com sua esposa e filhos.

Em 18 de dezembro de 1994, Frederico de Albuquerque Plens, Waldemir Witzel e Adalberto (Adalberto Despachante) foram iniciados na Loja Acácia de Avaré nº 188, cuja cerimônia, se realizou no templo da ARLS Estrela de Avaré 267, e foi a primeira realizada pela própria Loja Acácia, uma vez que, como já relatado acima os demais irmãos foram todos iniciados nas Lojas de Agudos e Itaporanga e somente depois filiados à nossa loja.

Nesse primeiro mandato a loja teve muito trabalho, uma vez que por estar filiada a uma Potência nova no Estado sofreu muita discriminação de alguns irmãos de outras lojas, mas sobreviveu, pois tivemos apoio de inúmeros irmãos. Correndo o risco de cometer algum esquecimento, podemos citar o imprescindível apoio dado pelos irmãos Benedito Sodário da Cruz e Pranzeti (Loja Estrela de Avaré), Benedito (Dito Guarda), Osvaldo Rizzo, Antônio Calaf, Coriolano Maynardes (loja Nazareth), que também não mediram esforços em nos auxiliar, promovendo palestras, instruções de graus, trabalhos, etc..

Na segunda administração, que foi empossada em 07 de julho de 1995, tivemos trabalho ainda maior, uma vez que após processo eleitoral, vários irmãos solicitaram seu Quite Placet, e o venerável eleito Clovis Omar Camargo Sampaio, alguns meses após tomar posse não mais frequentou os trabalhos da loja, passando então a assumir o primeiro malhete o nosso Venerável Irmão José Roberto Pascon, eleito para a Primeira Vigilância na mesma chapa.  Continuou-se essa situação, interinamente pelo restante do mandato, e, no mesmo período Clovis Omar Camargo Sampaio se desligou da loja definitivamente.

Nesse período, também vários irmãos foram iniciados, e durante essa interinidade do Irmão Pascon, o nosso querido e saudoso Respeitável e Venerável Irmão LACYDES SURANO, foi regularizado em nossa loja.

Encerrado o mandato da segunda administração, por motivos legais, somente o irmão LACYDES SURANO é que possuía condições para assumir o primeiro malhete da nossa loja. Aliás, experiência ele tinha, já que foi Venerável Mestre de uma Loja jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil, no Oriente de Piedade, deste Estado.

E assim ocorreu. O irmão Lacydes foi eleito por unanimidade dos Mestres como Venerável Mestre, para a terceira administração da loja, tomando posse no dia 13 de julho de 1996, com a honrosa presença do então Soberano Grão Mestre, Irmão Arnaldo Faria. E mesmo já tendo sido instalado em outra potência, novamente passou pela cerimônia da instalação.

Depois de encerrado o seu mandato, foi reeleito para mais um período de um ano, tomando posse em julho de 1997, agora a quarta administração da loja, também por unanimidade dos mestres.

Em nova eleição ocorrida em maio de 1998, foi eleito para a quinta administração da loja, por unanimidade dos mestres, o Venerável Mestre JOSÉ ROBERTO PASCON, cujo sufrágio ocorreu na mais tranquila ordem, tendo sido instalado e tomado posse em 18 de julho de 1.998.

O irmão José Roberto Pascon, empreendeu seu trabalho de forma dinâmica, tanto que em maio de 1999 foi reeleito para mais um mandato, tomando posse em 03 de julho de 1999, ou seja, para a sexta administração da loja, que se encerrou no ano 2000.

Também tendo cumprido o seu dever para com o engrandecimento de nossa ordem e de nossa loja, conseguindo a união entre as lojas de Avaré e região, após dois mandatos consecutivos mais um período de interinidade no cargo de Venerável Mestre, a loja escolheu para o novo mandato, e para a sétima administração o Venerável Mestre CELSO APARECIDO SANCHES, que foi instalado e empossado em 15 de julho de 2000, tendo os destinos e desígnios da loja e dos irmãos até o mês de Julho de 2001, quando se encerrou seu mandato, passando o primeiro malhete ao VENERÁVEL MESTRE FREDERICO DE ALBUQUERQUE PLENS, para a oitava administração, cuja instalação e posse ocorreram no dia 14 de julho de 2001. 

Em 13 de julho de 2002, é instalado e empossado o VENERÁVEL MESTRE ARISTIDES PORTO FILHO, para a nona administração da loja.

Posteriormente, o VENERÁVEL MESTRE JOSÉ ANTONIO GOMES IGNÁCIO JUNIOR, foi instalado e empossado, para a décima administração da loja, em cerimônia realizada no dia 05 de julho de 2003, tendo sido reeleito para a décima primeira administração da loja, em cerimônia ocorrida no dia 10 de julho de 2004.

Nesse período, tivemos uma fase decisiva para a nossa história, uma vez que por problemas com o Grão Mestrado da época, tivemos que mudar de Potência. Após muita discussão e dissabores, nos desligamos do Grande Oriente Paulista e nos regularizamos na Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, por força do Ato nº 057, de 20 de setembro de 2004, emanado pelo Sereníssimo Grão Mestre Pedro Luiz Ricardo Gagliardi, passando a ser reconhecida então por ARLS ACÁCIA DE AVARÉ Nº 590.

No dia 25 de setembro de 2004, em memorável e histórica sessão magna nos regularizamos e filiamos à nova Potência. No mesmo dia a ARLS ESTRELA DE AVARÉ sagrou aquele templo, em cerimônia que precedeu a nossa.

No mês de novembro ou dezembro do mesmo ano, mudamos nosso templo para a Rua Mato Grosso 2095, antigo templo da LOJA ESTRELA.

Ainda em dezembro de 2004, foi aprovado pela Câmara de vereadores o projeto de lei enviado pelo então prefeito Wagner Bruno, foi aprovado por unanimidade pelos nobres Edis, que versava sobre a doação de terreno para a nossa Loja, que após a sanção do executivo transformou-se na Lei nº 678, de 08 de dezembro de 2004, que versou sobre a doação de um terreno localizado na Avenida Governador Mário Covas, tornando-se realidade nosso antigo sonho. Este feito teve o trabalho incansável dos irmãos Paulo Roberto Gomes Ignácio e o Venerável Mestre da época, Irmão José Antônio Gomes Ignácio Júnior.

Infelizmente, em 03 de dezembro tivemos a partida de nosso IRMÃO VENERÁVEL MESTRE INSTALADO LACYDES SURANO para o oriente eterno.

Em Julho de 2005, já na atual potência, por força de eleição legal e legítima realizada, foi eleito para a décima segunda administração o Venerável Mestre JAIR LIBÂNEO DE MEDEIROS, que assumiu o cargo por força do Ato nº 237, de 12 de julho de 2005, emanado pelo Sereníssimo Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, Irmão Pedro Luiz Ricardo Gagliardi.

Realizamos duas cerimônias de adoção de Lowtons em nossa Oficina, tendo sido adotados os sobrinhos: Adolpho Vaz de Lima Filho (Ir.'. Adolpho), Danilo Silveira Pires de Souza (Ir.'. Neu) Eduardo de Lima Negrão (Ir.'. Cezar) Gabriel Delfino G. Pículo (Ir.'. Benê) Gladson Georgio G. Pículo (Ir.'. Benê) João Paulo Pascon (Ir.'. Pascon) Paulo César Sanches (Ir.'. Celso) Rafael Zanforlin Ignácio (Ir.'. Júnior) Ramiro Faria França (Ir.'. Divanildo) Rodrigo Mariuzzo Plens (Ir.'. Fred) Túlio Pizza Prete Ferreira (Ir.'. Prete)

Nossos irmãos Celso Aparecido Sanches, José Antônio Gomes Ignácio Junior e Frederico de Albuquerque Plens, foram nossos representantes, como deputados eleitos pela Loja na Poderosa Assembleia Legislativa do Grande Orientem Paulista.

Criamos então este site na internet, que permitiu a nossa inclusão digital, onde milhões de pessoas poderão nos conhecer melhor, tomar conhecimento de nosso trabalho.

Conseguimos, através da Câmara de Vereadores que uma praça da cidade, localizada no Jardim Botânico de Avaré, em frente ao Corpo de Bombeiros, levasse o nome da LOJA MAÇÔNICA ACÁCIA DE AVARÉ.

Nossa loja assumiu a presidência do CONSELHO DE MESTRES INSTALADOS DE AVARÉ, CERQUEIRA CESAR, ITAÍ, PARANAPANEMA E TAQUARITUBA, que atualmente agrega 11 lojas, num total aproximado de 200 (duzentos irmãos), assumindo como presidente o Irmão Pascon e como Secretário o Irmão Lacydes. Hoje a loja mantém o cargo de secretário do conselho por intermédio do Irmão Frederico.

Seguindo esse raciocínio, convocamos a todos para que nos espelhemos na tríade maçônica, pois a LIBERDADE de todos depende do respeito de cada um. A FRATERNIDADE, antes de ser definida, é praticada, ou não é nem definida, nem praticada. A IGUALDADE é o tratamento desigual de desiguais, para que se igualem. Nesse sentido, o lema “LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE”, criado com sangue na França, lembrado com sangue da Inconfidência Mineira, deverá ser, daqui por diante praticado pela nossa Acácia.

Conseguimos, por doação da Câmara de Vereadores de Avaré, um terreno na Avenida Governador Mário Covas nº 577, onde edificamos o nosso atual Templo, que leva o nome do nosso saudoso Irmão Hamilton Campos.

Resumidamente, essa é a brilhante história da A.'.R.'.L.'.S.'. ACÁCIA DE AVARÉ, e para conhecermos todos Veneráveis Mestres, do início até os dias atuais, segue abaixo um demonstrativo completo sobre esse assunto

                                  

Que o Grande Arquiteto nos proteja nessa caminhada.

 

ADMINISTRAÇÕES DA ARLS ACÁCIA DE AVARÉ

DATA FUNDAÇÃO: 12/12/1993 - ARLS ACÁCIA DE AVARÉ Nº 188 – Jurisdicionada ao GOP – Grande Oriente Paulista, até 2004 quando passamos a ser jurisdicionada à GLESP – Grande Loja do Estado de São Paulo, sob nº 590

 

Adm. Nome do Venerável Período Data Posse
LUIZ CARLOS BERGAMO 1993/1995 05/09/1993*
CLOVIS OMAR CAMARGO SAMPAIO/JOSÉ ROBERTO PASCON** 1995/1996 07/07/1995*
LACYDES SURANO 1996/1997 *
LACYDES SURANO 1997/1998 *
JOSÉ ROBERTO PASCON 1998/1999 18/07/1998*
JOSÉ ROBERTO PASCON 1999/2000 03/07/1999*
CELSO APARECIDO SANCHES 2000/2001 15/07/2000*
FREDERICO DE ALBUQUERQUE PLENS 2001/2002 14/07/2001*
ARISTIDES PORTO FILHO 2002/2003 13/07/2002*
10ª JOSÉ ANTONIO GOMES IGNÁCIO JUNIOR 2003/2004 05/07/2003*
11ª JOSÉ ANTONIO GOMES IGNÁCIO JUNIOR (GOP/GLESP) 2004/2005 10/07/2004***
12ª JAIR LIBANEO DE MEDEIROS (GLESP) 2005/2006      ****
13ª FREDERICO DE ALBUQUERQUE PLENS (GLESP) 2006/2007 ****
14ª JOSÉ APARECIDO DE ANDRADE (GLESP) 2007/2008 ****
15ª SERGIO JOSÉ ANDRADE (GLESP) 2008/2009 ****
16ª SERGIO JOSÉ ANDRADE (GLESP) 2009/2010 ****
17ª JOSÉ FRANCISCO DE OLIVEIRA BARBOSA 2010/2011 ****
18ª FARIS CALAHANI FELICIO (GLESP) 2011/2012 ****
19ª NORTON WEFFORT THIMÓTEO FILHO (GLESP) 2012/2013 ****
20ª JOSÉ OLDIMAR CAETANO (GLESP) 2013/2014 ****
21ª CARLOS ALBERTO DE CARVALHO (GLESP) 2014/2015 ****

 

* Período em que a Loja estava subordinada ao Grande Oriente Paulista – GOP/COMAB

** Nesse período o V\M\ eleito se desligou definitivamente da Loja, sendo que o então 1º Vigilante, Ir.’. José Roberto Pascon concluiu o período como Venerável Mestre;

*** Período de transição entre as potências: GOP e GLESP;

**** Período de Jurisdição da GLESP.

Compilado por:

Frederico de Albuquerque Plens - M.'.M.'.